A plataforma elevatória é uma importante ferramenta utilizada em trabalhos de manutenção, em galpões e também para carga e descarga. O número de utilidades que essas máquinas apresentam é enorme, por isso, quando pensamos na melhor aplicação, é importante conhecer todos os tipos de plataforma elevatória e suas características.

Você sabe quais são os modelos de plataformas que existem e quais são as principais diferenças entre elas? Nesse texto, nós vamos esclarecer as principais dúvidas que você pode ter na hora de alugar ou comprar um equipamento como esse. Por isso, não deixe de acompanhar a leitura para conferir!

Como funciona uma plataforma elevatória?

As plataformas elevatórias existem para facilitar a execução de trabalhos em altura, de forma mais segura e confortável para o profissional. Além disso, existem também versões veiculares, que auxiliam na carga e descarga de mercadorias. Elas proporcionam uma maior mobilidade nas obras e manutenções, o que proporciona mais agilidade ao seu trabalho.

É possível afirmar que não importa o ambiente, sendo interno ou externo: em todas as circunstâncias as plataformas elevatórias são as mais indicadas se você pretende proporcionar conforto, flexibilidade e agilidade em trabalhos que envolvem grandes alturas. Por isso, comprar o equipamento certo faz toda a diferença.

Alguns pontos devem ser considerados na hora de escolher a plataforma ideal para seu negócio. Confira os itens básicos que devem ser checados antes da escolha:

  • altura que será exigida no trabalho;
  • número de trabalhadores necessários;
  • obstáculos aéreos;
  • emissão de gases;
  • tipo de solo em que ocorrerá o serviço.

Após avaliar todos esses pontos, você estará pronto para decidir qual modelo de plataforma elevatória que seu negócio exige.

Quais os tipos de plataforma elevatória e suas características?

Para escolher a plataforma ideal é preciso entender que existe uma grande variedade de modelos, com diferentes características, como alcance, capacidade, motorização, dispositivos e acessórios, o que torna a seleção uma tarefa crucial para o sucesso e segurança do trabalho a ser realizado.

Plataforma elevatória tesoura

A plataforma elevatória tesoura é um dos modelos mais populares dessa ferramenta de trabalho. Existem opções de tipo elétrico ou a combustão, e cada uma será recomendada em certo tipo de terreno.

Se o trabalho for em local fechado, de terreno nivelado e com fácil acesso à eletricidade, o modelo elétrico terá mais eficiência que um modelo de combustão, por exemplo. No entanto, se o local for aberto e com o terreno desnivelado, o modelo à combustão é o mais indicado.

A plataforma elevatória do tipo tesoura é a que consegue suportar mais peso, mas isso vai depender bastante do seu tamanho. Quanto mais larga for, maior sua capacidade de carga, que em alguns modelos ultrapassa uma tonelada. Porém, em alcance vertical, a plataforma tipo tesoura é a que apresenta o menor alcance, se comparada com os outros tipos.

Apesar dessa desvantagem, esse modelo é o mais indicado para quem deseja uma plataforma mais larga e que comporte mais de um profissional para executar o serviço, o que acaba otimizando o trabalho.

Plataforma elevatória articulada

A plataforma elevatória articulada é um dos modelos mais versáteis desse equipamento. Assim como no tipo tesoura, a articulada também apresenta a opção elétrica ou a combustão e cada uma é mais indicada para determinado tipo de terreno e serviço.

Essa plataforma tem como principal característica oferecer um grande alcance vertical e horizontal, já que sua estrutura possibilita que ela se movimente horizontalmente enquanto trabalha em grandes alturas, que variam de 12 a 25 metros. Devido a sua estrutura estreita, normalmente a plataforma articulada só comporta um único trabalhador.

No quesito versatilidade, a plataforma elevatória articulada apresenta uma performance superior a dos outros modelos, justamente por oferecer características que podem ajudar muito durante uma obra ou manutenção, fazendo com que os problemas sejam solucionados com mais facilidade.

Vale lembrar que esse é um dos melhores tipos de plataforma elevatória para se trabalhar em terrenos desnivelados, pois, com ela, é possível deixar a base fixa em um local, enquanto a parte superior faz outros movimentos, não sendo necessário a base da plataforma andar acompanhando o trabalho, o que otimiza e simplifica o serviço.

Plataforma elevatória telescópica

A plataforma do tipo telescópica apresenta um tipo de lança que permite que o profissional tenha acesso direto ao local que deseja fazer o serviço. É ideal para trabalhos que necessitam um alcance máximo, tanto na horizontal como na vertical. Apesar de não ter articulações, a plataforma desse tipo oferece um alcance maior que as articuladas.

Essa plataforma é muito utilizada em manutenções, instalações elétricas ou qualquer outro tipo de serviço que precise de altura, já que ela consegue chegar a até 41 metros longe do solo. Além disso, é a ferramenta ideal para ser utilizada em armazéns, fábricas, construções e galpões.

Plataforma elevatória de carga veicular

A plataforma elevatória de carga veicular é um equipamento desenvolvido para movimentação de produtos e pode ser instalada na lateral ou na traseira do automóvel. A sua utilização facilita a carga e descarga de mercadorias do caminhão para o seu galpão, centro de distribuição ou armazém, garantindo segurança e rapidez no trabalho.

Ter uma plataforma elevatória veicular em seu veículo pode lhe garantir vários benefícios, como:

  • redução de custos, já que será necessário apenas um funcionário;
  • aumento da velocidade da carga e descarga;
  • facilidade para descarregar mercadorias muito pesadas;
  • menos esforço físico para o funcionário;
  • proteção da carga do seu cliente no momento do descarregamento.

Se você ainda está em dúvida entre os diversos tipos de plataforma elevatória, a melhor dica é entrar em contato com uma empresa especializada e explicar em detalhes como será utilizado o equipamento. Assim, você pode decidir qual das opções vai preencher seus requisitos e poderá comprar o modelo mais versátil para otimizar o trabalho da sua empresa.

Se você busca uma empresa especializada nesse serviço e que está sempre à disposição para atender às necessidades dos clientes, entre em contato com a Real Furgões, a distribuidora oficial de plataformas elevatórias de carga e acessibilidade da marca Dhollandia, líder mundial do setor.