Entenda o que é e para que serve a cabine suplementar para caminhão!

cabine suplementar para caminhão

Como todos sabemos, a produtividade de uma empresa depende das boas condições operacionais oferecidas aos seus colaboradores. Sendo assim, elaboramos um post especial, apresentando a você os benefícios de uma cabine suplementar para caminhão.

O objetivo é demonstrar as principais curiosidades que giram em torno dessa solução, explicando o que é uma cabine suplementar, qual seu público, como funciona, quais as normas para sua instalação e o que considerar antes da compra. Então, não perca tempo e acompanhe!

O que é uma cabine suplementar para caminhão?

Como sugere o nome, a cabine suplementar é um implemento realizado sobre a estrutura original de um caminhão, como um acessório complementar, tal como um refrigerador. O objetivo dessa cabine é acomodar um número maior de trabalhadores, com o intuito de facilitar o deslocamento operacional da equipe.

Em longo prazo, essa solução se demonstra como uma medida financeiramente responsável, pois a empresa acaba economizando custos com a mobilidade desses colaboradores. Mas, para quem nunca viu uma, fica a dúvida: como é uma cabine suplementar?

Tecnicamente, trata-se de um compartimento metálico, sendo uma estrutura reforçada e retangular que fica entre a cabine original e o implemento principal do caminhão, que pode ser sua caçamba ou baú. Dentro dessa cabine, existem assentos, já equipados com os aparatos básicos de segurança, como cintos e barras de apoio.

Qual o público-alvo dessa solução?

Logicamente, não são todas as operações que exigem cabines suplementares. Afinal de contas, em setores como o transporte rodoviário de cargas, a cabine exclusiva ao motorista já é mais do que suficiente para acomodar essa equipe de uma pessoa só.

No entanto, a cabine suplementar é uma solução especialmente útil para as atividades mais operacionais, como empresas voltadas às manutenções e procedimentos técnicos. Por esse motivo, a cabine extra costuma ser utilizada nos caminhões de operadoras de energia elétrica, empreiteiras, construtoras, e daí em diante.

Mas não existe um público-alvo específico. Na realidade, a cabine suplementar atende a todas as operações que precisam unificar o transporte de seus colaboradores em um único veículo, ganhando em agilidade e economizando em longo prazo.

Como funciona uma cabine suplementar para caminhão?

Via de regra, as cabines suplementares são projetadas para empresas que querem ampliar a capacidade de transporte de trabalhadores. Por exemplo, imagine um caminhão de cabine simples que só pode levar três pessoas por deslocamento.

Com uma cabine suplementar, a capacidade total pode ser ampliada para nove pessoas, preservando o implemento original, seja este um baú, seja uma caçamba. Mas, além desse exemplo, vale lembrar que também existem empresas que buscam essas cabines como uma solução de armazenamento.

Nesse cenário, as cabines são projetadas com prateleiras, ganchos e estrados, a fim de facilitar a disposição de equipamentos operacionais para serem usados após o deslocamento. Seja qual for sua necessidade, as cabines suplementares oferecem uma solução.

Quais as normas que orientam sua instalação?

Logicamente, toda instalação implementar deve respeitar algumas regras condicionais. Afinal de contas, o acréscimo de uma cabine suplementar acaba interferindo na estrutura e peso do veículo. Por esse motivo, o processo deve ser feito com responsabilidade, planejamento e transparência.

O órgão responsável por essa regulamentação é o Departamento Nacional de Trânsito. Na Resolução 1100, o DENATRAN determina que a instalação de cabines suplementares só é permitida aos veículos com peso bruto total igual ou superior aos 4.500 kg.

O CONTRAN, Conselho Nacional de Trânsito, também complementa essa noção e permite a totalização de 9 passageiros, combinando as capacidades da cabine original e da suplementar. De maneira geral, essas normas são importantes para preservar o comportamento dinâmico dos caminhões, sem extrapolar as condições operacionais originalmente previstas pelas fabricantes.

Quais os benefícios de uma cabine suplementar para caminhão?

Economia e comodidade. Em nossa visão, a comodidade resulta das soluções internas empregadas pela cabine suplementar, que ao ser utilizada no transporte de passageiros é equipada com assentos que oferecem boa ergonomia e conforto no deslocamento dos trabalhadores.

O mesmo benefício vale para as cabines destinadas ao armazenamento. Com o espaço extra, acompanhado por soluções de apoio e fixação, os trabalhadores contam com uma central organizada para o depósito e retirada das suas ferramentas com bastante agilidade.

Já a economia é um benefício amplo, que pode ser visto tanto em curto quanto em longo prazo. Para identificar a economia de curto prazo, você deve comparar a instalação de uma cabine suplementar com a compra de um caminhão com cabine estendida.

Além de serem mais caros do que os modelos de cabine simples, são raras as vezes em que essas cabines maiores oferecem o mesmo número máximo de ocupantes das cabines suplementares. Já no longo prazo, a economia é representada pela diminuição dos custos de transporte, unificando o deslocamento de toda uma equipe em um único veículo.

O que considerar antes de comprar?

Como destacamos anteriormente, a instalação de cabine suplementar é um procedimento que exige muita e responsabilidade e planejamento, pois se trata de um procedimento que, se mal realizado, pode interferir na sua segurança nas estradas.

Por isso que o detalhe mais importante ao considerar essa instalação é identificar uma empresa com ampla experiência no ramo. Acima de tudo, essa fabricante deve demonstrar boa reputação de mercado e ser reconhecida em todo o território nacional como uma referência em segurança e excelência técnica.

É nesse sentido que cabe apresentar a Real Furgões como a solução para esse dilema. Caso ainda não nos conheça, vale destacar que somos uma empresa com mais de quatro décadas no mercado, respeitada, reconhecida e selecionada por grandes corporações e instituições brasileiras e internacionais.

Atuando desde 1980, a Real Furgões contempla uma cartela com mais de 4.500 clientes satisfeitos e opera em mais de 3.600 projetos especiais, com mais de 20 mil unidades produzidas – todas replicando a excelência técnica que fundamenta os 40 anos da empresa no mercado.

Além das cabines suplementares, também somos reconhecidos pela fabricação de outros implementos técnicos, como plataformas elevatórias, refrigeradores, capotas, carrocerias compartimentadas, baús para transporte de cargas secas, isotérmicas, explosivas, e muito mais.

Por isso, aproveitamos o momento para fazer um convite à segurança e à qualidade. Se você busca uma cabine suplementar para caminhão, não perca a oportunidade de fazer isso com quem mais entende do assunto. Para tanto, basta acessar o nosso portal e conversar com a nossa equipe!

Compartilhe este post

plugins premium WordPress